Contato

Wendel@shibasakis.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Especialidades da pecuária de corte


    É comum buscar um médico especialista em coração (cardiologista) quando se quer saber sobre a saúde cárdio-vascular, ou buscar a orientação de um pneumologista se a queixa é de algo relacionado com os pulmões. Fazemos isso por entender que o especialista em determinado assunto é quem melhor se prepara para fazer sua função com excelência.
   Da mesma forma que acontece em diversos ramos de atividade humana, na pecuária também temos especialidades na atividade. Cada uma fase da pecuária de corte tem suas demandas para que o produto final seja considerado ideal.

- Cria: compreende o período de cobertura até a desmama; compõe-se do rebanho de fêmeas em reprodução, podendo estar incluída a recria de fêmeas para reposição, para crescimento do rebanho e para venda. Todos os machos são vendidos imediatamente após a desmama, em geral com seis a nove meses de idade. Além dos machos desmamados, são comercializados bezerras desmamadas, novilhas, vacas e touros. Em geral, as bezerras desmamadas e as novilhas jovens (um a dois anos) são vendidas para reprodução, enquanto as novilhas de dois a tres anos, as vacas e os touros descartados se destinam ao abate.

- Recria e engorda – essa atividade tem início com o bezerro desmamado e termina com o boi gordo. Entretanto, em função da oferta de garrotes de melhor qualidade, também pode começar com esse tipo de animal, o que, associado a uma boa alimentação, reduz o período de recria/engorda. O mesmo ocorre com bezerros desmamados de alta qualidade. Embora essa atividade tenha predominância de machos, verifica-se também a utilização de fêmeas.

 - Engorda (terminação) – nas décadas passadas foi exercida pelos chamados “invernistas”. Estes se localizavam em regiões de boas pastagens e aproveitavam a grande oferta de boi magro (24 a 36 meses de idade) da época. Atualmente, encontra-se bastante restrita como atividade isolada, sendo desenvolvida por um número reduzido de pecuaristas que também fazem a terminação de fêmeas. Essa mudança de cenário deve-se à expansão das áreas de pastagens cultivadas em regiões onde tradicionalmente não existiam e, por consequência, à redução da oferta de boi magro.
 
     - Cria, recria e engorda – considerada como atividade de ciclo completo, porém os machos são vendidos como bois gordos para abate, com idade de 15 a 42 meses, dependendo do sistema de produção em uso.

A atividade de ciclo completo , na analogia feita com a medicina, assemelha-se ao clinico geral. O produtor deverá estar atento às mais diversas necessidades dos animais e dividi-los em muitos lotes diferentes. Isso pode gerar a necessidade de grandes extensões territoriais e muito recurso financeiro a ser investido a longo prazo.

    As Fazendas Reunidas Shibasaki (Sudoeste da Bahia) investe na fase de cria com controle absoluto do manejo sanitário das matrizes e dos bezerros, além de introduzir toda a tecnologia de inseminação artificial utilizando touros com características que garantem o melhor desempenho dos bezerros desmamados. Isso significa que após a compra, nossos bezerros terão um rendimento maior convertendo em maior lucro para os nossos clientes.  

Portanto, se você considerar que sua especialidade é ou será de recria ou terminação, fique tranquilo em saber que nós somos especializados na fase de cria e produzimos os melhores bezerros pensando no melhor rendimento para você.

Reserve seu lote com antecedência: wendel@shibasakis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário